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Pesquisas Sonoras e Criação Musical na Formação de Educadores

IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro regional Sudeste da ABEM(17 à  21 de setembro de 2012)

LOCAL: Instituto de Artes- UNESP- SP Projeto Tocando e cantando...Fazendo música com crianças:Pesquisas Sonoras e Criação Musical na Formação de Educadores Luciana Cardoso Pereira de Souza (Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes/ Universidade Braz Cubas)

“  A criança é um ser brincante e , brincando, faz música, pois assim se relaciona com o mundo e descobre a cada dia...” (BRITO:2003, p.35)

 A arte e música  são elementos indispensáveis na formação da criança, na busca da humanização  e do despertar de valores que auxiliarão na formação da consciência crítica,solidária e do exercício da cidadania.

 É necessário um educador, preocupado com o futuro das crianças e adolescentes que se empenhe para reformar a educação atual, trazendo mais cultura e prazer ao entendimento das crianças .

  A linguagem musical faz com que a compreensão cultural de cada país seja aprendida naturalmente e com sua linguagem e seus costumes. Por meio de instrumentos musicais, são vivenciados todos os ritmos existentes de culturas variadas presentes no nosso dia a dia e o professor diante deste contexto que emerge, paraliza-se pois necessita de suporte para superação das dicotomias que dificultam seu exercício docente.

 Nos Parâmetros Curriculares de Arte (1997) é citado a necessidade de trazer a música para a sala de aula e nos dias atuais temos a legislação que torna  como obrigatório o ensino de educação musical nas escolas.                 

 Para Visconti e Biagioni, “A música é sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade” (VISCONTI E BIAGIONI:2002:09.

 Há no contexto atual a  necessidade de orientar os educadores a desenvolverem um trabalho com  a música e valores em sala de aula, a inserirem a música  e o resgate de valores humanos no contexto escolar trará  oportunidades às crianças,  adolescentes, alunos com necessidades especiais,  jovens e adultos a terem contato, experimentarem e vivenciarem a música como elemento essencial na formação humana e sensível, tão necessária nos dias de hoje.

 Os ganhos que a prática  musical e a formação em valores  proporcionam, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos e são para vida toda.

A escola exerce papel fundamental na formação do aluno nos aspectos cognitivo, emocional,sensório motor e psicológico oportunizando vivências de valores e a ampliação do repertório cultural que devem se estender à famílias dos alunos.

Segundo Hortélio, apud Brito:2003 p.95, “È preciso desenvolver  uma inteligência sensível, encontrar caminhos para a alegria e afirmar a vida na interligação.e se quisermos fazer verdadeiramente justiça às crianças,teremos que desafiá-las em sua graça e poder,através da sua própria cultura.”

 

Diante dos desafios contemporâneos é essencial pensar na formação do professor para atuar no contexto educacional superando os desafios de sua prática educativa cotidiana que emergem diante da realidade atual no ensino da musicalização, pois os mesmos não possuem formação específica para atuarem e necessitam refletir a respeito de seus próprios valores para assim despertar a sensibilidade em seus alunos.Pensando nesta realidade apresentaremos a prática e ações possíveis a serem desenvolvidos na formação do docente que justifica-se  pela ampliação dos conhecimentos em um processo continuo de construção para compreensão da arte musical,envolvendo o apreciar,o fazer e o contextualizar música despertos pelos valores humanos muitas vezes inertes pelo cotidiano.

 

 Estimular o educador à pesquisa,à criação e a experimentação com seus alunos decorre de um processo de formação.

 

As  dinâmicas da prática docente contemporâneas no processo educacional posicionam a musicalização nas escolas  como um desafio a ser superado pelas dificuldades da formação docente..

 

A proposta  tem por objetivo investir na formação docente, oferecendo condições para desenvolver por meio da sensibilização com valores a percepção auditiva por meio da apreciação musical,  atividades lúdicas com histórias sonorizadas, brincadeiras de roda e de mão , percussão corporal e arranjos musicais com instrumentos melódicos e de percussão rítmica  na escola, contextualizados à realidade de trabalho de cada comunidade escolar.

 A proposta apresenta o trabalho com Arte musical nas Escolas visando a expressão do aluno por meio do universo sonoro e musical  despertando  a criatividade e o gosto pela música do docente para que compreenda os elementos musicais utilize-os em sua prática com os alunos  como forma de expressão , conhecimento e  cultura, fortalecendo os aspectos cognitivos do processo educativo sob a vivência de valores em seu cotidiano.

 

                   Para Morin, “Uma Educação só pode ser viável se for uma Educação integral do ser humano” (MORIN:2002:11). O homem somente se realiza plenamente como ser humano pela cultura e na cultura. A mente humana é uma criação que emerge e se afirma na relação cérebro-cultura.

                 À partir de ações que possibilitam trabalhar com valores por meio da música os educadores iniciam o processo de apreciar,”ouvir” e perceber diferentes formas,ritmos,letras ,sons da natureza e do ambiente iniciando a escuta musical em uma escuta sensível e mais humanizada do mundo.

                 A musica possibilita a interdisciplinaridade das disciplinas de forma natural uma vez que sua relação com as demais áreas do conhecimento foram incorporadas á cultura do aluno e ampliadas diante da apreciação,da contextualização e da criatividade do aluno no fazer musical.

               A proposta  também oportuniza ao educador a possibilidade de reflexão de sua prática pedagógica, equilibrando seu emocional e a sua realidade escolar.

- Referências

 

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